segunda-feira, 30 de maio de 2011

Segunda noite de jogatina

Na segunda noite, continuamos a epopéia de jogos com Crokinole, Gheos e Claustrophobia.

Crokinole: Cobra Kid

Jogo de destreza onde o objetivo é marcar pontos com petelecos. Parece um pouco com dardos, onde a área externa vale menos pontos e o centro te dá maior pontuação possível. Jogamos eu, Gabriel e nosso amigo Kelvin, que passou para dar um alô e acabou ficando. Sendo Crokinole um jogo de duplas, fiquei me revesando de um lado para o outro da mesa enqquanto Kelvin e Gabriel faziam dupla para me derrotar.

Só depois de um tempo foi que eles perceberam que o melhor do jogo não é jogar as peças do oponente para fora do tabuleiro, mas sim tirar as posições melhores do oponente ao mesmo tempo em que coloca suas peças da melhor maneira possível. Foram 3 partidas seguidas de jogo bem engraçadas, mas infelizmente para nossos amigos a destreza manual deles foi insuficiente para ganhar. Vitória da casa.

Crokinole:Gabriel

Crokinole é um jogo bem simples mas divertido. Ele requer que acerte um disco no centro pra fazer a maior pontuação e quanto mais distante desse menor a pontuação. Deve ser jogado com quatro jogadores mas só tinhamos três eu, Thiago e Kelvin. Fizemos dupla eu e Kelvin. Thiago ficou jogando como dois jogadores.

O inicio do jogo é achei que seria tranquilo só me esqueci que minha coordenação motora é uma merda. Então pode-se prever o resultado. Apesar de uns acertos inicias meu e do meu comparsa perdemos a primeira partida de lavada. A segunda foi ainda mais vergonhosa. A terceira rodada acertamos algumas vezes o centro então foi mais equilibrado mas também perdemos.

Gheos: Cobra Kid

Jogo bem interessante, onde representamos deuses fazendo os continentes. Ao longo do jogo vamos jogando Tiles e modificando o tabuleiro, assim como criando novas civilizações, tornando-as mais fortes, obrigando-as a fazer migrações e lutar umas com as outras. Jogo bem brain burner onde vc tem que pensar muuuuuito antes de jogar, pois os tiles alteram o sistema todo quando colocados, porém a situação levada em conta é a que estava antes da alteração...
Tiles formando continentes e marcadores de civilização.

Passei metade da partida tentando criar um continente maior. Consegui fazer alguns seguidores azuis me adorarem, só para depois jogar um tile que iniciaria uma guerra genocida que acabaria com eles. A outra metade do jogo foi gasta tentando o famoso "gang on the leader": Ficamos eu e Kelvin tentando sem sucesso derrubar as civilizações de Gabriel.

Gheos: Gabriel

Gheos é meio queima cuca: É um jogo que exige muito do cérebro para ficar fazendo as contas de pontuação e qual a melhor forma de colocar as peças em jogo. Cada jogador é um Deus criando o mundo e tentando influenciar as civilizações existentes. Jogamos os três novamente.

Eu consegui pegar melhor a mecânica do jogo que meus adversários e uma pequena quantidade de sorte me fizeram sair na frente na pontuação. Quando todos já entendiam o suficiente do jogo já era tarde pois eu já estava com muitos pontos. Então foi só caminhar para o fim e para minha vitória. Gheos apesar de ser cansativo tem seu momento de diversão.
Gabriel e Kelvin no Gheos.

Claustrophobia: Cobra Kid
Por ultimo a noite tivemos Claustrophobia, jogo de combate entre times. Um dos times é representado pelos humanos, liderados pelo Padre Quevedo e seu mais novo martelo de guerra. O outro time é representado por criaturas das trevas, que tentam impedir os humanos de atingir seus objetivos baseados em cenários. O mais legal dele é que as mecânicas são diferentes para cada um dos times: O time dos humanos faz uma rolagem de dados e aloca esses dados nas fichas de seus personagens. Cada um deles tem valores diferentes de movimentação, ataque e defesa dependendo do dado alocado.

Já os tinhosos tem uma alocação de dados diferente: O jogador das trevas rola os dados e os aloca em uma ficha de ações, que o permitem recrutar novos diabretes, jogar armadilhas nos humanos, fortalecer os diabinhos,etc...

Corram pra saída!
No jogo em questão Gabriel só tinha que achar o tile de saída da masmorra, sem perder metade de seus homens. Tudo deu certo até o momento em que ele chegou a um beco sem saída. Nesse momento, um tile de covil de diabretes foi revelado fazendo a minha tarefa de criar demônios bem mais simples. 

Lutando bravamente, os soldados de Gabriel foram lentamente perdendo as forças diante do número de ataques por todos os lados. Um dos homens escapou mais os outros tiveram um fim abrupto e terrível como ração de demônio.
Já pensei em me desfazer do Claustrophobia, pois não gosto muito desse tema de demônios, etc...Mas o jogo me parece ser bem legal e tenso até o fim. Vamos jogar outra qualquer dia pois nesse dia já estávamos morrendo de sono e o meu julgamento do jogo foi afetado pelo cansaço.

Claustrophobia: Gabriel

Kelvin nos abandona. Passamos a um jogo de dois jogadores. Claustrophobia a caça aos demônios. Que meu amigo Thiago não gosta muito do tema porque segundo ele é "demônio pra cá, demônio pra lá". E como a galera é muito supersticiosa deve pensar que quem está jogando esta num ritual satânico.

You're MINE......MUWAWAWWAW!
É um jogo que tem vários modos de ser jogado. Quase como um RPG. Fui com o lado dos caçadores. Começou tranquilo para mim. Até que em certa altura do jogo entrei com meus personagens em um local onde as criaturas inimigas podiam nascer além do inicio do tabuleiro. Isso quebrou minhas pernas. 

Continuei minha fuga desesperada do covil de monstros. Dei de cara com um beco sem saída e tive que retornar parte do caminho. No fim das contas só cumpri metade da tarefa que era tirar dois dos meus quatro personagens daquele lugar. E como metade da tarefa resulta em derrota... Perdi.

Um comentário:

Jacques disse...

Eu não conhecia nenhum destes jogos que você citou aqui.
Vou ver se aprendo mais sobre eles.
Valeu.