segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jogatinas intermináveis

Recentemente, um grande amigo meu voltou a visitar a cidade de Juazeiro do Norte. Sendo companheiros de outros tempos, resolvemos embarcar numa maratona de jogatinas divididas em várias noites. Como jogamos muitos jogos, pedi para ele escrever resenhas tb dos jogos e agora vou posta-las aqui.

Primeiramente, vamos apresentar os jogadores:
 
I don't give a Fuck
Cobra Kid Gerente dessa joça de Blog e amante de qualquer coisa associada a palavra "jogar", vive hoje recluso em um quarto de hotel, onde passa suas noites à ler e reler regras de jogos que não sabe quando jogará. Sofre de Tripudiamento Obsessivo e nunca ganha jogo nenhum que tem.
 
Gabriel (Aka Espoleta)
Gabriel e Dedo

Jogador iniciante. Nunca conseguiu ser bom em videogame, tabuleiro ou futebol. Grande vantagem é que tem um raciocínio lógico mais desenvolvido que seu oponente e é um jogador que não se deixa levar pela emoção.

Na primeira noite, nós tivemos três jogos: Abalone, Hive e Lord of The Rings the confrontation.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abalone: Cobra Kid
 
Já expliquei o Abalone num post anterior, logo aqui vou só falar sobre a jogatina. O Gabriel começou devagar, encolhido no canto enquanto eu avançava com minhas peças. Logo, essa estratégia se tornou pouco viável pela extensão de minhas linhas de ataque pouco aparelhadas para aguentar o contra-ataque.

Logo, minhas peças foram desbaratadas e começaram a ser lentamente empurradas para as laterais, enquanto eu desesperadamente tentava escapar com elas. Nem mesmo todo meu vodoo me ajudou: Com uma mísera peça de Gabriel morta, ele jogou minha sexta peça para fora e me derrotou.

Abalone é um jogo muito bom. Mais simples que Hive e, entretanto, mais complexo nas movimentações das peças. Cada peça que é empurrada pra fora do tabuleiro é recebida com um ranger de dentes, pois abre espaço para a derrubada de mais outras. Recomendo bastante para quem gosta de um abstrato.

Abalone: Gabriel
 
Começamos com Abalone. 14 esferas para cada lado. Vence quem tirar seis esferas do oponente do tabuleiro primeiro. Inicialmente eu pensei que era bem simples. Logo percebi que o jogo é muito mais que mexer bolinhas.
 
Foi depois de quase perder duas peças de uma vez. Mas após esse choque notei que teria que olhar o jogo por inteiro não só minhas jogadas. Recuperado-me do susto consegui por a primeira peça para fora do tabuleiro (momento em que ouço o grito da torcida). Não demora muito para as outras 5 esferas de Thiago irem para a vala (a torcida vai a loucura).

Gostei bastante de Abalone por ser um jogo simples mas que envolve bastante estratégia. Pois desde pequeno jogo e gosto de xadrez.

Hive: Cobra Kid

Recentemente meu amigo Gabriel ganhou um Hive de aniversário, logo fomos testar a proeza dele no joguinho. Em Hive (Colmeia, Tradução livre hehehe), o objetivo do jogador é cercar a peça da rainha, representada pela abelha. Contamos com várias peças de diferentes habilidades, como os besouros, as formigas, aranhas, gafanhotos... Cada uma das peças se move de maneira diferente, permitindo atacar de várias maneiras diferentes.

Nesse jogo começamos equilibrados, comigo partindo para colocar a aranha em jogo (Peça que eu gosto menos) e Gabriel seguindo. Logo no início, pus o Besouro para correr por cima dos outros insetos, prendendo a abelha do Gabriel assim que possível. Ele estava jogando muito bem, chegou a me ameaçar no jogo durante um momento em que faltava apenas um espaço para prender minha rainha.

O momento da virada veio a seguir quando uma peça mal colocada dele deixou a minha rainha livre para se mover. Com um mero movimento, minha rainha saiu de onde estava e escangalhou totalmente o jogo do meu oponente. Depois de um pouco de resistência, Gabriel admitiu que não poderia mais impedir minha vitória. Fim de jogo e felicidade no rosto.
 
Hive: Gabriel

Seguem-se as disputas. Agora com Hive, já conhecido meu. Iniciamos o jogo com a mesma peça. A Aranha pois seu movimento não é tão útil. Eu estranhei que meu oponente logo na segunda jogada pois a Abelha Rainha em jogo, mas não dei muita atenção ao fato. No terceiro movimento entra o Besouro inimigo que não tardaria a prender minha Abelha.
 
Depois disso tornou-se uma corrida contra o tempo para eu prender a Rainha do meu adversário. E nessa pressa ainda pude vislumbrar a vitória mas por pouco tempo. Pois num vacilo meu liberei a Abelha de Thiago que aproveitou a oportunidade par desestabilizar todo meu jogo. Daí foi ladeira a baixo para eu me encontrar com a derrota.

Lord of The Rings - The Confrontation: Cobra Kid

"A estrela da noite. LoRT: The Confrontation (que eu vou chamar apenas de Confrontation daqui em dianteporquê canso meus dedos) é um jogo de combate para dois jogadores muito parecido com o famigerado Combate da Estrela. 
 
Peças da Sociedade
Nesse jogo, assumimos o papel de personagens da trilogia mais maravilhosa de todos os tempos. De um lado, temos o time de Sauron com a missão de matar Frodo e capturar o Um anel ou dominar o Condado. Do outro, a Sociedade do Anel que deve ajudar Frodo a chegar até a Montanha da Perdição. Foram duas partidas em que trocamos de lado para ver como fazíamos. Na primeira fui da Sociedade e consegui com algumas jogadas colocar Frodo na Montanha da Perdição. 
 
O segundo jogo foi bem mais interessante porquê entendíamos mais as mecânicas e as cartas utilizadas para modificar o jogo. Fui matando os companheiros da Sociedade de Gabriel a custa de meus servos. Só não consegui matar o filho da mãe-Rambo-highlander Gandalf. O velho maconheiro veio abrindo caminho para Frodo e se sacrificou nos “finalmentes” para deixar Frodo cavalgar Scadufax e destruir a preciosa bijouteria de Sauron.

A parte mais interessante desse jogo para mim é o movimento bem restrito das peças, dificultando mudanças bruscas de percurso e os sentimentos diferentes de jogar com cada um dos times: Com a sociedade, temos a necessidade de proteger Frodo. Com Sauron, sentimos a necessidade de encontrar o portador crescer a cada turno. E para isso utilizamos nossas peças com maior força de ataque. Se você gosta de Senhor dos Anéis, curte um jogo de dedução e tem um oponente disposto a participar de um jogo rápido e bem temático, COMPRE ESSE JOGO ENQUANTO AINDA EXISTE À VENDA! Não posso recomendá-lo mais.

PS- Esse é um dos jogos com as regras mais bem feitas que já joguei. Tudo é bem explicado e o manual não deixa brechas para interpretações dúbias. Um parabéns para a FFG nesse manual."

Lord of The Rings - The Confrontation: Gabriel 
 
"Passamos para Lord of the rings. Joguei a primeira partida com o lado de Sauron, personagens mais fortes para tentar derrotar Frodo e reconquistar o Um Anel. Apesar do lado da Sociedade ser mais fraco em relação a poder suas magias compensam esse fato. Percebi isso quando perdi o Balrog uma das criaturas mais fortes para Boromir um dos mais fracos do lado oposto.

Foi uma batalha equilibrada mas por um erro de calculo não consegui impedir Frodo de chegar a Mordor vencer a partida.

Minha vez de jogar com a Sociedade. Comecei perdendo logo dois personagens no início do jogo. O que me fez pensar que esse estava quase perdido. Mas Legolas em uma batalha me fez recuperar em parte do atraso. E Gandalf um dos melhores, se não o melhor personagem do lado da Sociedade reequilibrou a partida. Guardei durante todo o jogo uma magia que faz o personagem andar duas áreas. Usei-a quando só faltavam dois movimentos para Frodo chegar a Mordo e desse modo ganhei a partida. 
 
Concluí que apesar do lado da Sociedade aparentemente ser mais fraco é mais fácil ganhar com ele, pois suas magias e habilidades de personagens compensam essa ilusória fraqueza".

Espero que tenham gostado do Post. Daqui a alguns dias vem a parte 2. Stay Tuned!

Nenhum comentário: