segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novos Tempos



Fogueira com os derrotados
Aproveitando o tópico sobre Nexus Ops, vou falar um pouco sobre os novos jogos de conflito de exército que apareceram recentemente. Perdão se para alguns essas informações são relevantes, mas meu foco aqui é atingir os iniciantes no Hobby.

Crescemos com basicamente dois jogos: Banco Imobiliário e War. Desses dois o que eu me interessava mais era o War. Um amante de história militar e da arte da estratégia, controlar aqueles disquinhos me deixava experimentar ser um general de brinquedo por algum tempo.

O triste é que não tinha tanto assim de estratégia no jogo. A mecânica era bem simples de colocar suas peças, atacar, contar com os dados e com sorte conquistar uns dois territórios. No próximo turno, o oponente refazia o exército e voltava para te pegar.

Quando conheci os jogos de tabuleiro modernos, a primeira coisa que percebi é que existiam duas categorias principais onde os jogos se encaixavam: Eurogames e Ameritrash.
Eurogames são os jogos que seguem as tendências de gestão de recursos. Podem ser cartas, trabalhadores, recursos produtivos. São geralmente jogos com pouco grau de sorte, poucos componentes e regras elegantes.

Ameritrash, como o nome já diz (trash=lixo), são os jogos com regras mais complicadas, geralmente mais demorados, com alto grau de interação entre os jogadores. Geralmente os ameritrashes vêm em caixas grandes, com toneladas de pecinhas de plástico, pequenos marcadores, dados, manuais grandes, fichas de personagem, cartas de personagem, cartas de itens, cartas de eventos. São os jogos que mais gosto (Em termos de tabuleiro, quanto mais “encher os olhos” para mim melhor).

Como um adorador do plástico, me pego de vez em quando jogando boardgames que demoram muito ou tem regras complicadas demais para serem aproveitados na primeira jogada. Ao mesmo tempo, nasci para controlar meu pequeno império e trucidar exércitos de plástico ou pequenos pedaços de papelão... Os temas dos Euros nem sempre conseguem me animar.

Por sorte, nos últimos tempos pude adquirir alguns jogos que misturam as regras elegantes dos Euros às miniaturas e batalhas dos Ameritrashes.  Eu apresento aqui duas opções para quem quer jogar rápido, fácil, sem ter que ficar sem o amável cheirinho de plástico e a beleza estética:


Nexus Ops

Em uma resenha no BGG (Site americano de boardgames-www.boardgamegeek.com) um cara comparava esse jogo a Avatar, de James Cameron. E a premissa na realidade é bem parecida mesmo: Corporações lutando em um planeta alien por um minério bem raro e caro. No processo, raças do planeta se juntam voluntariamente (ou não) para lutar na guerra também.

Nexus Ops se caracteriza como ameritrash por seus combates contínuos e suas miniaturas freakingfuckingfodas. Temos dragões de Rubium, humanos, seres de cristal e zergs-quer dizer- fungoids. Todos vêm em um plástico semitransparente e em cores brilhantes.

A parte euro do Nexus vem da elegância das regras: O jogo acaba quando alguém consegue 12 pontos de vitória, vencendo lutas ou completando objetivos secretos que você adquire ao longo do jogo. 

Além disso, as batalhas não são até a morte, as unidades são divididas por classes e lutam em ordem. Depois de uma rodada de combate, fim. As duas facções ficam coexistindo no mesmo território.

O que mais gosto do Nexus é a velocidade de jogo, simplicidade das regras e o equilíbrio, em todas as partidas que joguei, sempre foram equilibrados os pontos e todos tiveram uma chance de vencer. Vale a pena jogar esse jogo.

A parte ruim: Está fora de catálogo. Tem gente vendendo no Ebay a preços altíssimos, mas ainda dá tempo de pegar uma cópia por um preço aceitável.


 Cyclades:

Misturando um pouco de War com o filme Fúria de Titãs, Cyclades é um jogo de controle de área/guerra/leilão que não falha em agradar às pessoas que o jogam comigo. 

A Cyclades é um conjunto de ilhas ao sul do Mar Egeu, e nesse jogo buscamos mostrar a supremacia de nossa nação através da construção de duas metrópoles. O jogador que constrói as metrópoles antes vence o jogo.
 Para conseguir as tais metrópoles existem dois jeitos: 
>Construir um tipo de cada construção (Porto, Forte, Universidade e Templo), que dão benefícios no combate perto da ilha ou no jogo como um todo- Menos a Universidade que, a exemplo da vida real, não serve para nada. 
Deuses e suas habilidades
 >Recrutar quatro filósofos para sua cidade, que num efeito meio Autobots se transmutam em uma metrópole. Ou roubar uma metrópole já pronta.

Parte Euro desse jogo: Todo turno temos uma etapa de leilão, que nos permite leiloar a atenção de alguns deuses. Só com o favor de determinado Deus que podemos fazer nossas ações: Poseidon permite mover navios e fazer o porto, Ares permite mover tropas e fazer o forte, Zeus permite comprar uma carta de sacerdote fazer o templo e Athena permite comprar uma carta de Filósofo e fazer uma universidade. 

Assim, apenas um jogador fará essas ações na sua vez, dando ao jogo um contraste legal, temos que pensar estrategicamente, mas estar preparados para perder no leilão e mudar a estratégia.

Esse jogo a meu ver só tem um problema: A carta Pégaso. Existem cartas que podem ser usadas que representam criaturas míticas que podem ser usadas para efeitos no jogo, e o Pégaso tem um efeito que faz (com a ajuda de Zeus e seu poder apelão) com que o jogo geralmente acabe da mesma maneira, que mesmo assim é um combate final geralmente tenso.

É isso pessoal, minhas opiniões sobre dois jogos bem interessantes. Um abraço e até mais.

PS-Essas fotos do Cyclades são todas catadas pela internet. If you're the owner of one of them, please don't sue me.

2 comentários:

Jesse James disse...

Muito legal o post. Realmente o Cyclades é excelente, está entre meus favoritos, já o Nexus Ops eu acho mediano.

Um jogo que talvez vc irá gostar é o Runewars, é um ameritrash com jeitão de euro, sem contar que é um dos jogos mais bonitos da minha coleção. Vale a pena conferir.

Um outro jogo que também se encontra nessas condições é o Chaos in the Old World, um jogo de controle de área com uma pitada de combate, simplesmente animal.

abs

Jesse James

http://boardgameszone.blogspot.com/

Jacques disse...

Não conhecia estes jogos de que vocês falam aqui.
Meus parceiros de blog jogam rpg, mas não estes de tabuleiro.
Valeu a dica.